sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tartarugas

Iluminação

A exposição destes répteis à luz solar é fundamental, pois os raios ultravioletas que ativam a vitamina D3, responsável pela assimilação do cálcio, importante para a formação do esqueleto e carapaça. Estes banhos de sol fazem com que as tartaruguinhas se alimentem melhor, fiquem mais ativas e resistentes. Também são importantes para prevenir fungos e ajudar na cicatrização de pequenos ferimentos. A luz solar não deve atravessar os vidros de janelas, pois assim os raios ficam sem a mínima importância e qualidade.

Se não houver como estes répteis tomem sol periodicamente é necessária uma iluminação artificial, feita por uma lâmpada especial para répteis que forneça a radiação ultravioleta e uma de lâmpada de 40w para o aquecimento. A temperatura do ambiente tem que ficar entre 25 a 30°C, com essa temperatura as tartarugas comerão normalmente. A quantidade de radiação ultravioleta emitida por estas lâmpadas diminui com o uso, portanto elas devem ser substituídas anualmente.

Existe também para aquecer sua tartaruguinha pedras com termostato, que quando ligadas á energia aquecem-se, essas são encontradas em lojas de animais.

Terrário Externo

Essas tartaruguinhas podem ser criadas em lagos de jardim ou terrários externos, devidamente protegidos com cercas, para evitar fugas destas e a invasão de predadores. Estes lagos devem ter uma parte seca e outra malhada.

Existem lagos de todo tipo, tamanho, forma e material. São vistos lagos revestidos com lona, de alvenaria e apenas escavados no solo. Na decoração pode-se usar troncos submersos, pedras, cascalho (não recomendável, pois as tartarugas podem engolir esses), e etc.

Um laguinho de jardim deve ter uma parte com água e outra sem. A parte com água pode ter o comprimento da tartaruga (se sua tartaruga têm 5cm à profundidade deve ser de 5cm). Quando a tartaruguinha estiver maior (10cm), pode-se aumentar à profundidade, saindo assim dessa regra.

Em lagos é importante haver uma parte seca, uma ilha, que pode ser de pedras, areia ou como preferir. O que importa é se a tartaruga sentir necessidade de sair da água, para descansar ou por qualquer motivo, ela possa subir sem nenhuma dificuldade. Pode-se fazer uma parte mais funda e outra mais baixa, bastando então cavar profundo em um lugar de seu lago, assim sua tartaruguinha pode optar aonde prefere ficar. Acompanhe um modelo de terrário externo, bem prático, barato e de fácil limpeza:

Material:
- Uma bacia grande com 30cm de fundura;
- Pedras de rio (arredondadas);
- Uma pedra bem grande (29cm) e meio reta em cima;
- Cerca, ripas de madeira, pregos e martelo.

Procedimento:

1- Escolha um bom lugar que tenha sombra e sol ao mesmo tempo para fazer seu lago;
2- Peça permissão e ajuda para seus pais, para cavar um buraco no solo de seu jardim;
3- O buraco deve ter o tamanho exato da bacia;
4- Depois do buraco pronto, encaixe a bacia dentro do buraco;
5- Cerque totalmente o laguinho como em galinheiros, com grades, para a proteção de sua tartaruguinha. Deixe um bom pedaço de terra para a tartaruguinha possa andar e descansar;
6- Cuide da paisagem de seu laguinho. Preste bem atenção nos m
atos ou plantas contidos dentro da cerca (se houver grama ou mato), pois estes se forem venenosos, podem matar ou provocar diarréia em sua tartaruguinha. Ponha as pedras já lavadas dentro da bacia. Informe-se de plantas que não farão mal à sua tartaruga se a caso ela come-las, para plantar ao redor do laguinho;

7- Agora é só colocar a água e a sua tartaruguinha.

Obs.: Você pode mudar as características deste terrário externo, pondo assim de seu gosto e levar em conta o tamanho de suas tartarugas. Por exemplo, trocando o tamanho da bacia e das pedras.

Se você deseja peixinhos no lago, recomendo não deixarem eles junto com as tartarugas, pois certamente elas irão comer eles, ou então eles morreram por causa da temperatura da água das tartarugas. Se você quiser de todo modo criar peixinhos faça uma divisão no lago: um lado peixes, outro tartaruguinhas.


Nos lagos de jardim não precisamos preocupar com os banhos de sol das tartaruguinhas, já que elas mesmas regulam o tempo de sol que elas precisam, mas para isso é necessária uma sombra no lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário