sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Micro-Terrarios

Os Micro-Terrarios são as mini plantas colocadas em pequenos potes de vidro, com as substancias necessarias, cascalho e as plantas. Eu tenho um Micro-Terrario feito por mim( com ajuda do meu pai ) de cactos e suculentas, o meu Micro-Terrario tem 3 mini cactos e uma mini suculenta ( mini-espada-de-são-jorge ). Os mini terrarios ou terrarios normais também são utilizados para animais como iguanas, cobras, aranhas, formigas, mihocas, etc. Os aquaterrarios são terrarios utilizados para tartarugas tigre d'agua ou outras menores.

Preciso de…?

Para a primeira etapa você vai precisar de uma lâmpada incandescente estragada, alicate de bico, chave de fenda, tesoura, bases de silicone, luvas e óculos de proteção. Também, para facilitar a limpeza, um pedaço de papelão ou folhas de jornal.

E para a segunda etapa você precisa de areia ou pedrinhas, pinça longa, musgo preservadoou artificial, plantas parasitas e algum enfeite que combine com seu estilo e a estética do terrário.

Dicas importantes:

  • evite qualquer tipo de umidade nos itens que usará no terrário, pois pode mofar, logo, não usar musgo vivo;
  • use plantas aéreas, pois elas precisam de pouquíssima água e resistem melhor ao ambiente fechado em que se encontrarão;
  • mantenha o terrário protegido do sol com uma luminosidade parcial;

Como faz?

delicado, por se tratar de um espaço pequeno.

De certo modo é simples, requer um bocado de paciência e habilidade nas mãos, como em qualquer outro trabalho manual

Coloque seus óculos de proteção, organize seu espaço de trabalho e lá vem a primeira etapa do Terrário:

Com o alicate de bico remova a ponta de metal da lâmpada. Vá dobrando suas bordas até que consiga agarrá-la com o alicate e então puxe-a.
Segure a lâmpada com firmeza e, com o alicate, remova o vidro preto até revelar-se o metal e o interior da lâmpada.
Coloque as luvas, ao menos na mão que segurará a lâmpada enquanto com a outra mão, com a chave de fenda, vai removendo o miolo da lâmpada. Pelas bordas, quebre o vidro até que se solte por completo e então com o alicate o retire o miolo.

Retire possíveis rebarbas de vidro e limpe o interior da lâmpada. Coloque as bases de silicone no bulbo, já observando a inclinação que quer dar ao terrário. Dica: o terrário não pode ser horizontal demais, pois a terra pode cair com leves toques, além de dificultar um pouco a segunda etapa.

Agora, a mágica do Terrário na segunda etapa.

Lave a areia ou as pedrinhas que usará no terrário, coloque-a, disposta em fina camada, em uma assadeira e leve ao forno (300º) para secar por completo ou deixe-a secar durante alguns dias.
Depois de completamente seca a areia, coloque-a dentro da lâmpada. Você pode fazer isso com uma colher, mas o melhor é com um funil ou com a ajuda de um papel dobrado como na foto acima. Tenha em mente as proporções do que escolheu para fazer seu terrário e coloque a quantidade necessária de areia.
Repouse o musgo, com ajuda da pinça, sobre a areia cobrindo ou não a superfície, isso fica ao seu critério. Após, posicione a plantinha sobre o musgo. Adorne o cenário de seu terrário com algum enfeite pequenino, uma boa ideia é fazer dele um mini-mundo, com pequenos animais ou pessoas.
Terrário pronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário